O serviço de Assessoria Financeira pode ajudar sua empresas a obter uma resposta para diversos tipos de questões na área financeira: se determinada oportunidade de investimento é viável economicamente, sobre como reduzir endividamento, sobre como construir ferramenta de controle de fluxo de caixa, se o custo de capital da empresa está excessivamente caro, sobre como entender o nível da saúde financeira da empresa, se vale a pena às famílias fazer investimentos bancários ou em imóveis. A necessidade do uso do serviço de Assessoria Financeira é decorrente da dificuldade das empresas em conhecer a fundo as peculiaridades do mercado e do gerenciamento do fluxo de recursos, de forma a atingir seus objetivos de modo mais seguro.
A Execução do serviço A execução do serviço de Assessoria Financeira é geralmente feito em três etapas:
1Diagnóstico - a consultoria solicita os dados de caixa e de outras naturezas que possam impactar no desempenho da empresa. O estudo é feito procurando identificar possibilidades de insolvência iminente ou algum aspecto que requeira intervenção imediata.
2Análise dos dados - cálculo dos indicadores de desempenho financeiro usando como matéria prima os dados de caixa recebidos da empresa. Os indicadores podem ser convertidos em formato gráfico para facilitar aos gestores da empresa, mesmo sem formação em finanças, acompanhar o crescimento da sua empresa.
3Intervenção e manutenção - estabelecimento de medidas de correção para saneamento financeiro, em caso de necessidade, ou de expansão dos negócios de forma embasada em resultados de modelos matemáticos amplamente testados. O gestor define em conjunto com a Assessoria Financeira quais os investimentos e fontes de financiamento usar para possibilitar sua expansão no mercado. A partir desse instante, a firma de consultoria mantém acompanhamento constante dos resultados das decisões tomadas para eventuais ajustes de rumo.