O segmento de varejo e franquias cresce num ritmo superior ao varejo geral e dos serviços, e tem impulsionado a recuperação desses dois setores. De acordo com Associação Brasileira de Franchising (ABF),
A Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados financeiros, econômicos e patrimoniais, mensurando-os monetariamente, registrando-os em forma de relatórios, que contribuem para a tomada de decisões do empresário.
A contabilidade é fundamental para o funcionamento de uma empresa. Ela permite conhecer e calcular de forma correta os impostos e o preço de venda dos produtos e serviços, bem como avaliar linhas de empréstimos e financiamentos para o negócio.
Além disso, a contabilidade evita possíveis problemas com o recolhimento de tributos e vai além, permitindo o uso de importantes ferramentas financeiras como o fluxo de caixa. Estas informações podem e devem ser analisadas de forma mais completa e abrangente.
A contabilidade no varejo e franquias não é como nas empresas convencionais, é um trabalho bastante complexo, e envolve aspectos burocráticos diferenciados.
Sem uma contabilidade especializada, o varejo e franquias acabam não desenvolvendo um planejamento fiscal e tributário. A falta de planejamento pode levar a grandes prejuízos, que impactam na parte financeira, gastos com tributos e na complexidade do negócio.
Com uma contabilidade regular, o segmento de varejo e franquias pode analisar melhor os controles do seu negócio, calculando os prazos médios de pagamento e recebimento, para conhecer os ciclos operacionais e financeiros do negócio, necessários para mensurar a necessidade de capital de giro da empresa.
1Redução de Carga Tributária em até 60% sobre seu Faturamento .
2Distribuição de Lucro com Isenção Total de Imposto.
3Cadastro na Junta Comercial, CNPJ , Prefeitura, INSS
4Planejamento Tributário para passar de Pessoa Física para Jurídica
5Entrega das Obrigações Fiscais
6Elaboração Demostrações Contábeis