ACBA-PE - CONTABILIDADE E AUDITORIA LTDA

Certificação Digital - Tipos de MÍdia

Hits: 1091

Os certificados A3 vêm como um dispositivo físico, tanto no formato de um cartão inteligente (que depende de uma leitora) ou de um token (que parece um pendrive). A desvantagem deste tipo de certificado é que ele pode ser somente utilizado em um computador e um programa por vez, diminuindo sua versatilidade.

Além disso, toda vez que um certificado A3 é usado, é necessária a digitação da senha dele. Se você errar a senha acima do limite (em geral 3 vezes) ele pode ser bloqueado e inutilizado, te obrigando a comprar um novo certificado.

Ele é mais caro que o A1, mas possui validade de 36 meses, o que baratearia a relação custo/ano.

O certificado A1 é um arquivo eletrônico e, portanto, não necessita de tokens ou smartcards para ser transportado, costumando ter a extensão .P12 ou .PFX.

A vantagem do A1 é que pode ser instalado simultaneamente em diversos computadores e programas, direto no sistema operacional. Além disso, você tem a facilidade de poder importá-lo em sistemas web e facilitar seu trabalho.

Esse certificado oferece mais agilidade e é indicado para empresas que emitem grande volume de notas ou deseja ter mais facilidade na automação de tarefas relacionadas as notas. O A1 é mais barato e mais versátil que o modelo A3 e possui 12 meses de validade.